segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Raposa Vermelha >>> Imagens

As raposas vermelhas (Vulpes vulpes) são mamíferos, carnívoros, pertencente à família Canidae. Este animal é uma das várias espécies do gênero Vulpes, gênero ao qual pertencem a maioria das espécies de raposa, embora algumas espécies pertençam a outros gêneros.

A raposa vermelha, como evidencia o nome, tem a pelagem vermelho-amarelada. Chega a medir 1m de comprimento, fora seu rabo que é espesso e longo (mede de 32 a 49cm), que geralmente tem a ponta branca. Alcança 40cm de altura, e pode pesar até 10 kg. Suas orelhas são grandes, mais escuras que o tom de sua pelagem por fora, e brancas por dentro. Os sentidos das raposas são muito apurados.

Esses animais são encontrados em toda a Europa (inclusive na Grã-Bretanha), Ásia, Oriente Médio, norte da África, Austrália e na América do Norte. Vive, portanto, em hábitats diversos, geralmente em tocas, evitando apenas os desertos e as florestas muito densas.

As raposas vermelhas são animais de hábitos crepusculares e noturnos. Alimentam-se preferencialmente de pequenos roedores, ovos e filhotes de aves, coelhos e eventualmente torna-se necrófaga, ou seja, alimenta-se de carne em decomposição. Frutas e grãos compõem sua alimentação no outono.
A organização social dessa espécie é a seguinte: vivem em grupos compostos por várias fêmeas e um macho adulto.

A reprodução ocorre uma vez ao ano. Apesar de o cio durar aproximadamente 3 semanas, a fêmea só é receptiva as investidas do macho por 3 dias. Nem todas as fêmeas do grupo reproduzem. A gestação dura entre 49 a 55 dias. O parto ocorre em cavernas ou na própria toca, sendo que às vezes a mesma toca é utilizada por diversas gerações.

Em cada cria nascem de 3 a 4 filhotes, pesando entre 50 e 150 g. Os filhotes nascem com a pelagem marrom escura ou preta, com os olhos fechados (que só abrem entre 9 e 14 dias) e com as pontas das orelhas dobradas (só ficam eretas após 4 semanas). Nesse período os machos fornecem o alimento às fêmeas na própria toca. Com um mês os filhotes começam a sair da toca e passam a comer alimentos sólidos. Mais duas semanas e eles já apresentam a pelagem da mesma cor dos adultos e passam a procurar o próprio alimento. O desmame acontece entre 6 e 8 meses.

Estima-se que existam aproximadamente 48 subespécies de raposas vermelhas, porém essa informação não foi comprovada cientificamente.
Esse animal é caçado em algumas regiões, por
esporte, pois sua carne não costuma ser aproveitada para o consumo.

As raposas vermelhas vivem até 12 anos em seu habitat natural, sobretudo em regiões em que a caça não é permitida. Em cativeiro chegam a viver até 15 anos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Fonte: http://www.infoescola.com/mamiferos/raposa-vermelha/.

Nenhum comentário: